Reflexão | O natal das crianças de rua | Escritora Luzia Couto

Nesta época do ano em que se aproxima o natal, as crianças ficam ansiosas esperando pelos presentes que  certamente irão ganhar de seus familiares. O que acontece com as crianças que vivem nas ruas da cidade longe de suas famílias? será que alguém lembrará delas neste dia? O natal é uma data festiva em que se comemora o nascimento de Jesus, mas será que Jesus fica satisfeito quando passamos por estas crianças pelas ruas, com nossas sacolas abarrotadas de coisas gostosas e presentes e essas crianças olham e nada ganham? Se estamos comemorando aniversario tem crianças e elas são inocentes ainda que morando nas ruas. Elas não tem culpa da vida que levam embora algumas se adaptam com facilidade. As crianças são a esperança e o futuro de um País, mas como se uma boa parte delas vivem abandonadas pela sociedade. Nesta época de natal que se festeja muito é preciso que abramos o coração para nossas crianças e nossos idosos que vivem desprezados e abandonados por suas famílias e pela sociedade.
Tudo que fizermos a uma dessas crianças seremos recompensados por nosso pai que está no céus, mas será que pensamos nisso enquanto estamos fazendo compras para nossa família, amigos e etc..Os presentes caros que compramos para uma criança apenas, daria para comprar para várias crianças carentes que nem um doce ganham. Está na hora de abrir nosso coração e mudar de atitude e de vida, não porque é natal, mas porque somos humanos e filhos de Deus, precisamos ser solidários e mais generosos com os menos favorecidos. Quando chega o fim de ano ficamos ansiosos, pensando o que fazer na ceia de natal e na ceia de ano novo, e nem lembramos que em muitos lares, muitas pessoas não tem nem mesmo o necessário para comer. Preocupamos com as roupas brancas de noite da virada, mas será que nosso semelhante talvez bem próximo de nós tem uma roupa decente para vestir? Será que os idosos e as crianças de rua terão um prato de comida na noite de natal? Na noite de virada será que eles terão uma roupa limpa para vestir? Está mais que na hora de fazer a nossa parte, se as autoridades não o fazem façamos nós a nossa parte, o pouco que fizermos servirá de exemplo para outros que certamente seguirão.
Quando chegar a nossa hora de prestar as contas para Deus daremos contas de nossos atos, o que diremos das criancinhas de Jesus, o que diremos dos idosos, do copo de água com amor, do prato de comida, da roupa para cobrir do frio, das visitas aos enfermos. É bom pensarmos nisso enquanto ha tempo, amanhã pode ser tarde. O natal aproxima e inicio de outro ano começa que nossas vidas seja transformadas para melhor, que sejamos mais generosos, mais acolhedores, mais fraternos, mais irmãos. Que o menino Jesus renasça em nossos corações fazendo de  nós pessoas melhores a cada amanhecer, e que 2017 seja um ano de mudanças e transformações de tudo para melhor para todos. Os meus votos de um Feliz  e Abençoado NATAL a todos.