Álcool | Alcoolismo tem Solução | Cyntia Bandeira Lino

O alcoolismo tem solução
      Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que é alcoolismo.
   É um termo amplo para descrever problemas com o álcool, sendo geralmente usado no sentido de consumo compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maior parte dos casos com implicações negativas na saúde, relações afetivas e no papel social do alcoólico. Em termos médicos, o alcoolismo é considerado uma doença psiquiátrica. O abuso de álcool pode potencialmente provocar lesões em praticamente todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. A acumulação dos efeitos tóxicos derivados do abuso crónico de álcool pode provocar problemas médicos e psiquiátricos.
  A Organização Mundial de Saúde considera o alcoolismo uma doença com componentes físicos e mentais. Não são ainda totalmente compreendidos todos os mecanismos biológicos que causam o alcoolismo. O risco é influenciado pelo ambiente social, saúde mental, histórico familiar, idade, grupo étnico e género. O consumo significativo de álcool ao longo do tempo provoca alterações fisiológicas na estrutura e composição química do cérebro, como dependência física e aumento da tolerância, o que faz com que o indivíduo necessite de consumir doses cada vez maiores de álcool para atingir o efeito desejado. Estas alterações potenciam a incapacidade do alcoólico em deixar de beber e provocam síndrome de abstinência quando o consumo é interrompido.
   Em outras palavras:
O alcoolismo pode levar à morte.
O alcoolismo é uma doença, um transtorno psicológico sério, que precisa de tratamento multiprofissional.
O alcoólico pode apresentar prejuízos relacionados com o uso de álcool em todas as áreas da vida (prejuízos físicos, mentais, morais, profissionais, sociais, entre outros).
O alcoólico perde a capacidade de controlar uma quantidade de bebida que ingere, uma vez que vence uma ingestão. Abuso, uso pesado, vício e dependência são todos rótulos comuns usados para descrever os hábitos de consumo, mas o real significado dessas palavras muito podem variar, dependendo do contexto em que são usadas. Mesmo dentro da área de saúde especializada, uma definição pode variar entre as áreas de especialização. Muitas vezes, a política e a religião ainda confundem o problema e agravam uma ambiguidade.

Agora, onde está a solução para o problema?
Existem 3 passos a serem seguidos:

1-O alcoólatra tem que admitir que é um doente.
2-Procurar os Alcoólicos Anônimos, que é uma associação gratuita, que ajuda os doentes com palestras.
3-Ler bons livros que falam do assunto.

Sugiro a leitura do livro linkado em azul A LUTA PELA LIBERTAÇÃO, que está a venda no Clube de Autores.


Muito obrigada e até mais!



       Texto do Escritora Brasileira Cyntia Bandeira Lino. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
        Copy Right 2016 by Brazilian Writer Cyntia Bandeira Lino. All Rights Reserved. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário será moderado e liberado tão logo seja aprovado.