Pular para o conteúdo principal

Homenageada de Biblioteca Virtual

Alda Maria Silva Santos | Blog Vida Intensa Vida | Wordpress.

Profissão Escritor | A difícil vida de quem escreve. | Tony Casanova

Tony Casanova
   Para quem é escritor e tem sua Arte reconhecida, ama e trabalha duro assimilando novas técnicas e aprendizados é fácil escrever. Fácil de tal maneira que muitos questionam e chegam a indagar de onde vem tanta inspiração. De fato, para nós escrever é relativamente fácil, o difícil é viver do que fazemos. 
    A Literatura sempre foi uma Arte presente desde seu surgimento. Arte está que considero a mais importante na História da Humanidade. Mas uma coisa é ter valor e outra é ter este valor reconhecido. Note-se que quando falo de reconhecido não estou falando de citações em espaços de mídia ou imortalização política em meios acadêmicos. Me refiro ás políticas de amparo e apoio aos escritores. Me refiro a ausência de participação e ajuda governamental. Não fosse o cúmulo, para quem não sabe, os escritores que desejarem ter reconhecimento na Biblioteca Nacional são obrigados a pagar por isso a título de "cadastro" e para obterem concessões de números, os chamados ISBN (International Standard Book Number), eles devem novamente pagar em taxa á parte para cada obra lançada. Paga-se pelo código de barras, por isto e por aquilo para obter concessões. 
    Logicamente alguns irão lembrar-me que o ISBN não é obrigatório, mas de antemão eu digo que sei disso, mas ressalto que não é obrigatório em algumas livrarias e editoras, mas em muitas sim. Além disso todo autor que ter seu registro, mas nem todos dispõem de verba ou não desejam pagar por isso, principalmente os que iniciam nesta longa e árdua jornada. Acho tudo isto um absurdo, um desrespeito não só com os escritores, mas com a Arte. É como se antes mesmo de publicar seu livro, o autor já tenha adquirido um sócio que abocanha parte do orçamento sem antes mesmo ele ter vendido um só exemplar.
    O que faz a Biblioteca Nacional do Livro é adquirir direitos monetários ás custas do autor, valores que obviamente são repassados aos leitores, estes que pagam todas as despesas. Esta ação da BN não só é mais imposto que se recolhe de quem publica, mas também uma maneira de tornar ainda mais caras as obras publicadas, dificultando assim o acesso dos leitores.  Eu particularmente defendo, para o bem daqueles que publicam e não só eles, daqueles que leem também, o fim de todas as taxas cobradas para aquisição do ISBN, inclusive o taxa de cadastro. Se isto fosse feito já seria um grande passo para incentivar novos autores, novos leitores e enfim, dar a Literatura atual, o seu merecido lugar de destaque.

Postagens mais visitadas deste blog

Bigo Live | O aplicativo do momento | Saiba mais

A mais nova coqueluche entre os brasileiro é um aplicativo de origem Asiática chamado Bigo Live, uma rede social de Streaming de Vídeo. A ideia dos Asiáticos foi ótima, mas como todo aplicativo seu uso deve ser analisado com cuidado, principalmente entre os brasileiros. Na minha opinião pessoal é uma boa rede social, ideia muito válida, porém não deve ser usado por crianças. Eu não recomendo e vou dizer o porque: Quem utiliza o aplicativo pela primeira vez e o faz de boa fé, sem conhecer bem como funciona deve estar ciente dos riscos, não só no Bigo Live como em qualquer outra rede social da internet. O principal risco é o da exposição em vídeo, já que a função do aplicativo é transmitir vídeos ao vivo. Bem diferente do também popular WhatsApp, o Bigo Live é muito mais aberto e a exposição é em tempo real para todo o mundo, sem que exatamente o usuário saiba para quem está exposto, por isso muito cuidado no uso e tome alguns cuidados básicos. Preparei uma listinha para lembrar você do…

A leitura contida nos desenhos | Escritora Luzia Couto.

A linguagem dos desenhos e sua importância na vida das pessoas, existe uma grande população que ainda não teve acesso a leitura, muitos por que na infância não tinham como estudar. Outros que na vida adulta precisavam trabalhar para garantir o sustento de suas famílias, até mesmo para garantir o estudo aos filhos. Estas pessoas sabem ler através dos desenhos. Olham as imagens e identificam o que significa, assim são as crianças. Aprendem a conhecer a linguagem dos desenhos, muitas vezes as mães vão ensinando os filhos a conhecer as letras e as palavras por causa das imagens. As pessoas de mais idade que não tiveram acesso a escola sabem muito por experiencia de vida, elas conhecem boa parte das palavras por que olham as imagens e sabem o significado. Esta leitura através das imagens ensinam muito, portanto seus criadores tem um papel muito importante na vida e na formação destas pessoas.
Quando aprendemos na infância a observar uma imagem, um desenho ainda que em preto e branco estam…

Bigo Live | Dicas | Como Fazer sua Live Crescer

Existe uma diferença entre conversas em chat de mensagens como messenger e whatsApp e chamadas de vídeos como no Bigo Live porque a primeira utiliza apenas mensagens de texto e imagens estáticas, no Bigo Live, por ser um streaming de Vídeos, a transmissão é em tempo real. Até ai você já sabia, mas há um detalhe que muita gente não percebe pela falta de experiência no assunto.      Fazer uma Live é muito mais que digitar letras ou enviar emotions. O significado da palavra Vídeo Streaming é Transmissão de Vídeo, ou seja um vídeo conferência. Enquanto que no IMO, Messenger e até mesmo no WhatsApp atualizado você faz apenas uma vídeo chamada.  Em cada uma o comportamento do transmissor deve ser diferente. Observemos que uma coisa é fazer uma chamada para uma pessoa em uma vídeo chamada e outra é realizar uma vídeo conferência para mais de mil pessoas.     Abaixo darei algumas dicas de como fazer para melhorar sua live durante uma vídeo conferência.     Em primeiro lugar é preciso que haja si…